Grécia Antiga
GRÉCIA ANTIGA
HISTÓRIA ANTIGA
DAS ORIGENS AO PERÍODO
ARCAICO
A CIVILIZAÇÃO GREGA
HISTÓRIA E NATUREZA
A Grécia apresenta um relevo montanhoso e por isso só um quinto do território é habitável. O solo é pobre em recursos minerais e pouco fértil. Essas características isolava os vários grupos humanos locais, dificultando a comunicação e favorecendo a formação política predominante: a Pólis.
O litoral é cheio de Golfos e Baías, Cabos e
Penínsulas, entretanto, não são muitos os bons portos naturais.
Os Rios tem pequena extensão e pouco volume de água.
Localização: Península Balcânica.
As chuvas são muito raras e a vegetação também é escassa e o desmatamento feito durante séculos contribuiu para reduzir a extensão das florestas naturais.
O clima não favoreceu muito a ocupação do território grego: verões tórridos e os invernos quase sempre muito rigorosos.
Na região Sul as condições climáticas são mais suaves. Considerando essas características geográficas, podemos calcular o quanto foi difícil para os gregos ocupar a região nos primeiros tempos.
1
21/08/2012
Observações:
É importante frisar que o surgimento das cidade-estados na GRÉCIA não pode ser explicado unicamente pela influência do meio geográfico. Acreditar nisso seria cair no FATALISMO ou no
DETERMINISMO GEOGRÁFICO.
Podemos concluir então que o homem através de suas ações e seu trabalho, faz a história, relacionando-se dialeticamente com o meio geográfico e com as demais circunstâncias que interferem na vida humana
PERÍODOS
Período Pré-Homérico (2800 – 1100 a. C.)
– povoamento da Grécia.
Período Homérico (1100 – 800 a. C.) – poemas Ilíada e Odisséia.
Período Arcaico (800 – 500 a.C) – formação da pólis (cidade-Estado).
Período Clássico (500 – 336 a.C) – auge da pólis. Período Helenístico (336 – 146 a.C) – decadência da pólis/ domínio Macedônico.
PERÍODO