Grupos
Prof. Vlademir Lúcio Ramos
Texto 8
Excerto 1
"O bom senso é a coisa que, no mundo, está mais bem distribuída: de facto, cada um pensa estar tão bem provido dele, que até mesmo aqueles que são os mais difíceis de contentar em todas as outras coisas não têm de forma nenhuma o costume de desejarem [ter] mais do que o que têm. E nisto, não é verosímil que todos se enganem; mas antes, isso testemunha que o poder de bem julgar, e de distinguir o verdadeiro do falso que é aquilo a que se chama o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; da mesma forma que a diversidade das nossas opiniões não provém do facto de uns serem mais razoáveis do que outros, mas unicamente do facto de nós conduzirmos os nossos pensamentos por vias diversas, e de não considerarmos as mesmas coisas." (Descartes, Discurso do Método, I Parte)
Excerto 2
"Todo o método consiste na ordem e disposição das coisas para as quais é necessário dirigir a agudeza da mente para descobrir a verdade. Observamos isto exatamente, se reduzirmos gradualmente as proposições intrincadas e obscuras a outras mais simples, e se depois, partindo da intuição das mais simples, intentamos ascender pelos mesmos graus, ao conhecimento das demais".
(...) “Entendo por método regras fáceis e certas, que permitam a quem exatamente as respeitar nunca tomar por verdadeiro algo de falso e, sem cansar a mente com esforços inúteis, mas aumentando sempre gradualmente o saber, atingir o conhecimento verdadeiro de todas as coisas que será capaz de saber".
(Descarte, Regras para a direção do espírito, 4 e 5)
Excerto 3
Pois, estando habituado em todas as outras coisas a fazer distinção entre existência e essência, persuado-me facilmente de que a existência pode ser separada da essência de Deus e que, assim, se possa conceber Deus como não existindo atualmente. Todavia, quando penso nisso com mais atenção, verifico