Grupos sociais
FREDERICO WESTHPALEN/RS
DIREITO
FERNANDO BATTISTI
GRUPOS SOCIAIS
FREDERICO WESTHPALEN, 27 DE MAIO DE 2014.
Grupos Sociais
Sem os grupos sociais não teríamos, logicamente, como compreender a evolução da sociedade.
Os dados obtidos nos censos são de grande importância para a atuação de órgãos públicos. Podemos usar como exemplo a taxa de mortalidade de crianças até 7 anos de idade, de determinada população. Com essa informação, pode-se prever a quantidade de salas de aulas que serão usadas e quantos professores serão necessários para atender toda a demanda em um determinado ano.
Há várias categorias que os pesquisadores acham socialmente importantes em suas pesquisas. Em relação aos aspectos semelhantes entre as pessoas, só interessam aqueles que têm significação sociológica. As principais áreas estudadas pela sociologia, são as que implicam valores sociais, entre elas podemos citar:
Parentesco: Reúne as pessoas em função de sua procedência familiar ou ética. Ex. Distinção entre nobres e plebeus, famílias tradicionais e famílias ricas.
Riqueza: Faz a sua separação entre a posse de bens, ou a ausência. Ex. Rico e pobre.
Ocupação: Relaciona-se com os tipos de atividades e profissões. Ex. professores, funcionários públicos, advogados etc.
Educação: Distinguem analfabetos de alfabetizados, graduações escolares etc.
Religião: Ponto de vista da manifestação dos valores religiosos. Distinção entre o sagrado e o secular.
Fatores Biológicos: Diferença entre sexo, idade e cor da pela.
Isa
Categorias sociais
Nas sociedades, os censos nacionais permitem características da pulação. Os dados que pode ser obtidos são: divisões de sexo, idade, estado civil, naturalidade, origem étnica, religiões e profissão também pode se obter dados como remuneração, tipo residência, propriedade da casa, números de aposentados, posse de