Grupos sanguineos
O presente trabalho visa abordar conteúdos que relacionarão os grupos sanguíneos e os seus respectivos componentes, dentro deste caro leitor encontrará, passagens que falarão exactamente sobre o tema em abordagem. É de salientar ainda que, desde a década de 1960, tem-se discutido o processo de incorporação da história e filosofia da ciência no ensino de ciência. Configura-se nessa proposta, a ideia de divulgar não apenas conhecimentos científicos passados ou ainda de entender como os cientistas trabalham mas, sobretudo, de compreender como se dá a construção do conhecimento científico (Araújo, Caluzi & Caldeira, 2006). Durante a pesquisa Percebemos que em três dos quatro livros analisados, a discussão sobre a proposta dos grupos sangüíneos está presente no capítulo referente à genética, mais especificamente ao conteúdo alelos múltiplos.
COMPATIBILIDADE DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
Compatibilidade dos glóbulos vermelhos
Grupo sanguíneo AB: Indivíduos têm tanto antígenos A quanto B na superfície de suas hemácias, e o soro sanguíneo deles não contem quaisquer anticorpos dos antígenos A ou B. Assim, alguém com tipo de sangue AB pode receber sangue de qualquer grupo (com AB preferível), mas só pode doar sangue para outros com o tipo AB.
Grupo sanguíneo A: Indivíduos têm o antígeno A na superfície de suas hemácias, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno B. Assim, uma pessoa do grupo A pode receber sangue só de pessoas dos grupos A ou O (com A preferível), e só pode doar sangue para indivíduos com o tipo A ou AB.
Grupo sanguíneo B: Indivíduos têm o antígeno B na superfície de seus hemácias, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno A. Assim, alguém do grupo B pode receber sangue só de indivíduos de grupos B ou O (com B preferível), e pode doar sangue para indivíduos com o tipo B ou AB.
Grupo sanguíneo O (ou 0): Indivíduos não possuem