Grupos Sangu Neos E Algumas Patologias
O trabalho a seguir tende a demonstrar e exemplificar o tema “grupos sanguíneos e algumas patologias”, mostrar todos os temas relacionados com o fim de agregar um maior conhecimento prévio sobre o tema gerando assim uma maior dinamização da matéria em sala de aula.
Temas que muitas vezes passam por despercebido são de grande importância até mesmo para a nossa saúde, pois a ele estão ligados outros fatores relacionados a saúde, mas pouco conhecido por grande parte das pessoas..
Landsteiner
Landsteiner foi um cientista que, ao observar muitos acidentes em transfusões, provou entre 1900 e 1901 que a espécie humana possui grupos sanguíneos diferentes. Notou-se em testes que as hemácias do doador, em alguns casos, aglutinavam em contato com plasma do sangue do paciente.
A partir disso, foi possível relacionar o fenômeno das reações entre anticorpos e antígenos.
Antígenos são todas as substâncias que nosso organismo entende ser um “invasor”, podendo ser uma proteína ou um polissacarídeo e os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e têm a função de neutralizar ou destruir a substância invasora. Isso só é possível, pois o anticorpo tem uma forma complementar à do antígeno, sendo a reação antígeno-anticorpo específica.
Grupos Sanguíneos
Os seres humanos apresentam quatro grupos sanguíneos:
O Grupo A: Possuem antígeno chamado aglutinogênio A;
O Grupo B: Possuem antígeno chamado aglutinogênio B;
O Grupo AB: Possuem os dois antígenos, aglutinogênio A e B;
O Grupo O: Não possuem nenhum dos dois antígenos. A existência de 4 fenótipos básicos para grupos sanguíneos humanos no sistema ABO ocorre, porque existem 3 alelos distintos que ocupam o mesmo locus cromossômico que diz respeito ao tipo de sangue. São eles:
Alelo IA;
Alelo IB;
Alelo i.
Como verificar a presença do grupo sanguíneo
Para verificar a presença do grupo sanguíneo de um indivíduo, são feitos testes, colocando uma gota de sangue do indivíduo a ser verificado