Pratica Equa O De Bernoulli
Mecânica dos Fluidos
Equação de Bernoulli
2015 - 1
Professora: Fernanda Cristina Verediano
Integrantes: Alexandre Fernandes, Bruno César, Junio Félix, Lucas Alves, Rafael Augusto, Regis Barros, Ricardo Amilton, Roni Gomes.
1 - Introdução
Como podemos observar na obtenção da equação da continuidade, um fluido incompressível em regime estacionário, ao escoar por um cano com área de secção transversal variável, sofre mudanças na velocidade de forma que a vazão volumétrica permanece constante de modo a respeitar o Princípio de Conservação de Massa. Podemos concluir, via Leis de Newton, que se a velocidade muda é porque existem diferenças de pressão ao longo do cano, sendo a força resultante composta pela força gravitacional e pela força associada à diferença de pressão.
A partir disso, iremos obter uma equação, chamada equação de Bernoulli, que relaciona a pressão e a velocidade de um fluido ideal, incompressível, que escoa em regime laminar sob efeito da gravidade ao longo de um tubo de corrente. A equação de Bernoulli, assim como a equação da continuidade, não está baseada em novos princípios físicos. Assim como a equação da continuidade expressa a conservação de massa do fluido, ou seja, o fato básico de que massa não pode ser criada nem destruída, a equação de Bernoulli expressa a conservação da energia do fluido, respeitando o modelo de fluido que estamos utilizando. Essa equação é bastante importante na descrição de fluidos em movimento e foi obtida pela primeira vez em 1738 por Daniel Bernoulli. Sua obtenção pode ser realizada a partir da 2ª Lei de Newton ou através do Teorema Trabalho-Energia
2 - Objetivo
Observar a simulação de uma Torre d’água e Aplicar a equação de Bernoulli para determinação da velocidade.
3 - Materiais e Métodos
Utilizou-se o Programa de simulações Phet Colorado para simulações práticas,com o tema: Torre d’água. (https://phet.colorado.edu/pt_BR/)
3.1 - Colocou-se água (ρ= 1000Kg/m³) no