Grupos políticos
- Restauradores:
Conhecidos também como caramurus, eram representados pelos militares conservadores de alta patente, funcionários públicos com altos cargos, e comerciantes portugueses ligados ao antigo comércio colonial. Defendiam um regime absolutista e centralizador e exigiam a volta de D. Pedro l ao poder. É importante lembra de que quando D. Pedro morreu esse grupo político se desfez.
- Farroupilhas:
ou Liberais Exaltados, era formado pelos profissionais liberais, pequenos comerciantes, funcionários públicos modestos, militares de baixa patente, padres e não menos importante a classe média urbana. Possuíam como objetivo a descentralização do poder, a autonomia administrativa das províncias, a aplicação de um sistema federalista e uma boa parte deles defendiam o fim da monarquia e o início da republica.
- Liberais Moderados ou Chimangos:
Representavam os interesses dos grandes proprietários rurais de SP, RJ, MG e tolda a região nordeste.defendiam a preservação da unidade territorial do país, queriam uma monarquia não-absolutista, queriam manter a escravidão e a ordem social, e muitos desejavam ampliar o poder das províncias.
REGÊNCIAS TRINAS
- Regência Trina provisória:
A trina provisória teve como principais objetivos e únicos objetivos: não deixar o governo sem representantes e convocar outras eleições quando os parlamentares retornassem das férias. Dentre as realizações da Regência Trina Provisória tivemos a anistia dos prisioneiros políticos, a suspensão temporária do poder moderador, e a readmissão dos ministros brasileiros depostos por D. Pedro l. Estas Regências ficaram conhecidas como trina pelo motivo de terem sido escolhidos três membros para compô-las, neste caso foram os senadores Nicolau Pereira de Campos Vergueira, José Joaquim Carneiro Campos e o militar Francisco Lima e Silva. E com o retorno dos parlamentares, houve a eleição para a escolha dos membros da Trina Permanente.