Grupos, organizações e instituições
O trabalho a seguir é resultado de muita pesquisa, elaboração e leitura. O tema Grupos, Organizações e Instituições é um assunto vasto, mas nosso foco é informar seus tipos, conceitos e influência na sociedade. Esperamos que nosso trabalho seja utilizado como uma ferramenta de estudo, para aprofundamento de conhecimentos na área.
2- O QUE SÃO GRUPOS?
Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais.
2.1 – TIPOS DE GRUPO
Grupos formais: aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Ex.: os seis membros da tripulação de um voo comercial. Grupos informais: são alianças que não se estruturam formalmente, nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Ex.: três funcionários de departamentos diferentes de uma empresa, que regularmente se encontram para almoçar juntos. É possível se fazer uma subclassificação, como grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Os grupos de comando e tarefa são encaixados na organização formal, enquanto os de interesse e amizade se encaixam nos informais. Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. Ex.: o reitor de uma faculdade e seus 10 coordenadores. Um grupo de tarefa é formado por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa, as fronteiras desse grupo não se limitam ao seu superior, elas podem superar as relações de comando. Ex.: se um estudando comete um crime