Serviço social e instituição
Representações Sociais dos Servidores Ativos da Fundação Casa de Rui Barbosa –
FCRB – Acerca dos Aposentados da Instituição”. O estudo surgiu devido a uma necessidade acadêmica da disciplina de Pesquisa I e II, na qual foram elaborados esses trabalhos. O projeto tinha como objetivo geral compreender a relação entre as representações sociais dos servidores ativos da Casa de Rui Barbosa e os servidores aposentados e o comportamento auto-excludente dos últimos. E como objetivos específicos identificar os motivos que oportunizaram o rompimento dos vínculos entre os aposentados e a Fundação, compreender como se processavam as relações de trabalho entre os servidores da Fundação Casa de Rui Barbosa e identificar quais as representações que os servidores da Casa de Rui Barbosa possuíam acerca dos aposentados. Com o resultado da pesquisa de campo pude evidenciar que o rompimento dos vínculos existentes entre os servidores aposentados, os ativos e a instituição se deu através não somente do momento em que os aposentados solicitaram suas aposentadorias, mas principalmente a partir da instauração do regime neoliberal que fora implementado em nosso país a partir de 1990. Cabe ressaltar que também contribuiu para o rompimento dos vínculos, as impossibilidades físicas de alguns aposentados e as novas atribuições assumidas após a aposentadoria, pois muitos se aposentaram ainda jovens.
Diante desses fatores e de outros acontecimentos que ocorreram na FCRB alguns questionamentos emergiram diante dos limites pelos quais passei no campo de prática.
Sendo assim, este TCC tem como objetivo, através da sistematização da prática realizada no campo de estágio, promover a reflexão acerca de uma instituição pública federal, sobre os limites com os quais o Serviço Social se deparou durante a tentativa de
instauração