GRUPOS, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO:
O homem é por natureza, um animal social... Qualquer um que não consegue viver com outros ou é tão autossuficiente para prescindir disso – e por tanto, não participa da sociedade – ou é um besta ou é um deus.
Aristóteles (Política, 328 a.C)
O nosso dia-a-dia é cercado pela convivência em grupo. Nós já nascemos dentro de um grupo, crescemos dentro de diferentes grupos, e tornamo-nos adulto participando de muitos outros grupos. Alguns ficam conosco durante toda a nossa vida, como é o caso da família, amigos, outros participam de fases específicas do nosso desenvolvimento, como os colegas e professores das escolas e universidades, outros viram destaque em nossa vida adulta, como os grupos de trabalho.
Neste trabalho, abordaremos os três elementos que formam a dinâmica de construção social: a instituição, que constitui o campo dos valores e das regras, a organização, como forma de materialização dessas regras, e o grupo, lugar onde a instituição se realiza.
O QUE SÃO INSTITUIÇÕES?
A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. A instituição é o que mais se reproduz e o que menos se percebe nas relações sociais. Atravessa de forma invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais. Só recorremos claramente a estas regras quando, por qualquer motivo, são quebradas ou desobedecidas.
Para entendermos melhor, o termo “instituição”, temos que identificar a origem do processo de institucionalização da sociedade, Berguer e Luckman- autores muito usados para definir como se dá a construção social da nossa realidade, mostram que o processo de institucionalização, começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais, as pessoas descobrem a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano.
O homem primitivo, por exemplo,