Grupos de convivência - asilos
Pedro Canário - ES
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando em nosso Município e no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack.
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS .
Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, principalmente se tratando da única escola de ensino médio da sede deste município, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Por causa disso, os nossos professores do Médio têm sido constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção especial nessa área.
vivenciamos a realidade de termos muitos professores preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
Assim, está surgindo o “Projeto Educação Antidrogas na Escola” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
Dessa forma, iremos propor a nossa comunidade escolar, por meio da Secretaria Estadual de Educação e parceiros, realize o “Projeto Educação Antidrogas na Escola” com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes. Baseando-se nisso, definimos o