grupo
PRINCIPIOS E METODOS
MODERNOS
Infância e educação.
Comenius nasceu em 28 de março de 1592 na Morávia, na atual região de Uherský Brod, República Checa. Filho de moleiro, nasce no seio do grupo religioso Unidade dos Irmãos Morávios.
Em 1604 fica órfão de pai e mãe.
Comenius recebeu, na escola da aldeia, apenas uma fraca instrução na leitura, escrita, catecismo, canto de hinos e aritmética. Somente aos 16 anos entrou para uma escola que ensinava latim, como preparação uma carreira erudita.
Obra como educador
Terminado o período de formação, Comenius voltou a seu povo na Morávia e ingressou numa vida de tragédias e sucessos alternados, durante o qual ensinou na sua antiga escola e escreveu muitos livros.
Além de professor tornou-se pastor religioso em
Fulnek e também assumiu o encargo de dirigir as escolas do Norte da Morávia.
A guerra político-religiosa que eclodiu, e que foi também uma guerra civil com brutal perseguição aos não católicos, obrigou Comenius a deixar a sua igreja e a entrar em clandestinidade.
Ele contraiu matrimônio e teve filhos, mas novamente testemunhou seus familiares serem levados pela morte em uma epidemia que devastou a cidade.
Em 1623 escreve O labirinto do mundo e o paraíso alma que, sob forma alegórica, constitui uma crítica sociedade humana tal como ele a via.
da da Pansofia
Durante
toda a sua vida Comenius esteve obcecado por um grandioso projeto para a correlação e progresso da ciência, que designou pelo curioso nome de Pansofhia, isto é, “Sabedoria Universal”.
O plano incluía três aspectos:
I. Publicação de uma enciclopédia do saber universal. II. Promover a descoberta científica, estabelecendo um colégio, no qual não apenas laboratórios para pesquisa cientifica, mas todas as outras condições necessárias seriam encontradas.
III. Encontrar um novo método de instrução, pelo qual cada individuo, ate o limite de sua