Grupo
É manhã de segunda-feira, 6:30h, hora de acordar, tomar banho, se arrumar e ir de encontro ao trabalho. Assim começa a rotina de muitos brasileiros, após um fim de semana, nem sempre proveitoso, cumprem com seus deveres para no final do mês garantir o suado salário que movimenta a economia nacional.
Mas quantos são os que praticam essa rotina? Quantas pessoas saem de casa para o corre-corre do dia-a-dia? Muitos! Com certeza são muitos! Quem anda de ônibus pode confirmar isso. Aquele amontoado de gente num único veículo é prova de que, para quem quer trabalhar, não tem tempo feio. São conhecidos e desconhecidos, jovens e idosos, homens e mulheres, enfim gente de tudo quanto é jeito, raça e cultura. Seria esse amontoado de gente um “grupo”? Ou quem sabe uma “equipe”? E porque não um “time”?
Pessoas dentro de um ônibus podem representar qualquer um dos três itens acima, mas o rótulo dependerá de o porquê de estarem lá. Este é o intuito desta pesquisa, expor a diferença entre esses três tipos de conjunto. Nossa equipe é representada por aproximadamente 1/3 da sala e nosso foco será no item “GRUPO”.
Esperamos, através de forma clara, poder quebrar de vez qualquer dúvida relacionada a este tema. O Que é um Grupo?
Um grupo é constituído por diferentes pessoas que partilham os mesmos objetivos e necessidades.
Todas as pessoas pertencem a um número considerável de grupos: o departamento da empresa, a família, os amigos, os vizinhos, a equipe de futebol, os escudeiros, o partido político, etc.
O indivíduo comporta-se como membro de um grupo desde que tenha consciência que partilha dos mesmos valores, regras e objetivos, característicos dos outros elementos que formam o grupo. Não é preciso conhecer todos os adeptos do clube de futebol para sentirmos “que é o nosso clube”, e comprar o respectivo emblema. Basta reconhecermo-nos como adepto, como membro desse grupo.
Todos os pequenos grupos, enquanto entidade viva e dinâmica, evoluem, ultrapassando