grupo jbs
1.0 INTRODUÇÃO
Conforme BALLOU, RONALD (2009, 18) “A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo”.
Com a citação acima entende-se que a logística é responsável por fazer a ligação entre os departamentos de uma organização, agilizando as informações e fazendo com que os setores fiquem mais eficientes e permaneçam no mesmo objetivo.
Segundo NOVAES, (2001, p. 36) Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo de estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores. Com a definição de Novaes é possível observar que a logística é responsável por controlar o estoque dos produtos, sua distribuição e as informações que influenciam essas atividades.
Com a pesquisa realizada percebemos que atualmente a logística é um setor considerado tão importante quanto às áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e ao cliente do cliente da organização. O conceito de logística vai além da movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado onde atua.
A logística é capaz de entregar satisfação e comodidade aos clientes na hora certa e no momento certo, pois já existem diversas ferramentas de gerenciamento baseadas em Tecnologias de Informações que proporcionam para as empresas a otimização de