grupo dos 5
TEMA: A SEMANA DA ARTE MODERNA E O GRUPO DOS CINCO.
Nome: Nathiele Gonçalves N°23 3ªserie “B” - O GRUPO DOS CINCO
O Grupo dos Cinco foi responsável, junto a outros artistas, pelo referencial ideológico e artístico da Semana de Arte Moderna de 1922 e 1930, realizada no Teatro Municipal de São Paulo. Formado por Anita Malfatti, Tarsila do Amaral (pintoras), Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade (escritores), organizaram as primeiras manifestações do modernismo no Brasil.
Por intermédio de Paulo Prado, empresário, e Di Cavalcanti, foi organizada, junto ao Grupo dos Cinco, uma semana de apresentações artísticas inspirada em um evento francês. A temática da Semana de Arte Moderna era a renovação artística e o tema nativista. Foram expostas obras de artistas como Wilhem Haarberg, Hildegardo Leão Velloso, Zina Aíta, Yan de Almeida Prado, Vicente do Rego Monteiro, Paim Vieira, Martins Ribeiro, Ferrignac, Victor Brecheret e o medalhões Anita Malfatti, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, entre outros integrantes do Grupos dos Cinco. Com isso, as ideias modernistas ganharam âmbito nacional e passaram a ser discutidas durante todo o século XX, influenciado obras de autores contemporâneos e na arte em geral.
A Semana de Arte Moderna de 1922 é considerada um ponto culminante da insatisfação dos artistas no que se refere aos modelos importados da Europa, os chamados "ismos": Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, entre outros. Além disso, os modernistas tinham o objetivo de reafirmar a cultura nacional, buscando sua pluralidade e essência através da arte.
Entre os anos de 1913 e 1917, são observadas algumas manifestações do Modernismo no Brasil. Houve a exposição de Lasar Segall e a de Anita Malfatti, que naquele período não chamaram a atenção. Porém, ocorre uma segunda exposição de Anita, que recebe uma crítica feita pelo escritor Monteiro Lobato, polarizando a divergência entre as antigas escolas e as