Grupo de Apoio de Estresse com Estudantes de Medicina: Um Relato de Caso
Ambulatório de Ansiedade
Curso de Especialização em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental
Grupo de Apoio de Estresse com Estudantes de Medicina:
Um Relato de Caso
Aluna: Camila Stor de Aguiar
Supervisor: Marcelo da Rocha Carvalho
Dezembro, 2014
Grupo de Apoio de Estresse com Estudantes de Medicina: Um Relato de Caso
Camila Stor de Aguiar
Trabalho realizado como requisito para obtenção do título de especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Dezembro, 2014
Neste trabalho será apresentado o relato de um grupo de apoio de manejo do estresse em estudantes de Medicina que teve a Terapia Cognitiva Comportamental como abordagem norteadora.
Dados Relevantes dos Participantes
O grupo foi composto por seis estudantes de Medicina da mesma universidade. Destes, quatro eram do quarto período (três do sexo feminino e um do sexo masculino), um do quinto (sexo feminino) e um do sexto (sexo masculino). As faixas etárias variaram de 21 a 25 anos. Os participantes do grupo tiveram no mínimo duas e no máximo cinco tentativas de vestibular, antes de ingressar no curso médico.
Ao longo dos encontros foi possível perceber que eventos relacionados ao curso médico eram para uns a fonte geradora de estresse, enquanto para outros funcionavam como agravador. Para parte dos participantes, o estresse era inicialmente gerado em outras situações, como familiares, por exemplo, ou já fazia parte da própria dinâmica de alguns membros que pareciam ter uma disposição maior para se estressar ao lidar com as situações cotidianas de uma forma geral.
Formação do Grupo
A formação do grupo ocorreu por busca espontânea após a divulgação da proposta em