Grupo 1 e 2
Data:01/10/2014
Título do Experimento: GRUPO 1 & 2
1.0- Propriedades Redutoras dos Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos
Observações experimentais:
a)Ao retirar o sódio metálico do querosene, foi percebido que o mesmo apresentava uma aparência opaca com tonalidade perto da cor marrom. Após ser cortado, a região apresenta uma cor rosa claro e um brilho característico dos metais. Depois de um tempo, a região volta a sua coloração inicial.
b)Quando colocado um pedaço de sódio em contato com água e a fenolftaleína, presenciamos um sistema no qual ocorre uma violenta e rápida reação com mudança de cor do sistema (transparente para rosa) e liberação de gás.
c)Após lixar a fita de magnésio e deixa-lo em contato com o ar presente no laboratório não foi presenciado nenhuma alteração. Se comparado com o item 1-a) a reação é mais lenta. Quando adicionado água e fenolftaleína ocorre à mudança de coloração do sistema para a cor rosa ao redor da fita e também uma liberação de gás (pequenas bolhas).
d)Com a adição da fita de magnésio a solução de HCl, obtivemos uma reação rápida e liberação de gás, resultando ainda num aquecimento do sistema.
e)No aquecimento da fita temos a liberação de um intenso brilho e a formação de uma camada de pó branco. No tubo de ensaio que serviu para coletar o pó, foi adicionado o mesmo a água contendo fenolftaleína, resultando assim numa coloração rosa-avermelhada.
Interpretação das observações experimentais (Discussão):
a) Com o contato do oxigênio do ar na superfície cortada, que apresenta sódio metálico, ocorre uma reação de oxidação do sódio, apresentando a coloração opaca.
b) No contato do sódio metálico com a água temos a formação do hidróxido de sódio e a liberação do gás hidrogênio, com a presença do indicador acido base de fenolftaleína temos a coloração rosa do sistema, indicando assim a presença da base NaOH. Essa violência na reação é dada devido ao sódio ser fortemente eletropositivo e