Gruas, guinchos de coluna e elevadores
(UNOCHAPECÓ)
GRUAS, GUINCHOS DE COLUNA E ELEVADORES
Pâmela Cogo
Tatiane Nunes Vassoler
Engenharia Civil
Segurança do Trabalho na Construção Civil
Chapecó – SC, out. 2013.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Centro: ACEA
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Segurança do Trabalho na Construção Civil
Professor: Marcelo Fabiano Costella
GRUAS, GUINCHOS DE COLUNA E ELEVADORES
Pamela Cogo
Tatiane Nunes Vassoler
Chapecó – SC, out. 2013
Introdução
Podemos assegurar que grande parte dos acidentes de trabalho é produzida pelos meios mecânicos de movimentação de cargas, isto é, aparelhos de elevação e transporte.
No ambiente de uma obra, várias máquinas e equipamentos de manuseio complexo são distribuídos num pequeno espaço físico, dificultando a mobilidade do operador. Muitas vezes, elas se apresentam com proteção deficiente em suas partes móveis, por defeito de construção ou mesmo inobservância das normas de segurança.
Por isso neste trabalho, foram focados os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e riscos de acidentes presentes na atividade de transporte de materiais em gruas, elevadores e guinchos de coluna na construção civil.
Regularidades
A intervenção física do homem no trabalho é difícil de ser evitada em sua totalidade, assim sendo, sempre existirá risco de acidente do trabalho para as pessoas envolvidas na movimentação, manuseio e transporte de materiais.
Devido a esses riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos constantemente, cada atividade deve ser analisada e regularizada de acordo com as normas regulamentadoras, que estabelecem todos os procedimentos que devem ser tomados para garantir a segurança no trabalho.
Para que a prevenção de acidentes ocorra, o ambiente de trabalho deve conter um bom planejamento contando com o auxilio dos equipamentos de proteção coletiva (EPC`s) e equipamentos de proteção