meios de transportes verticais no canteiro de obras
Com o rápido crescimento das cidades e a verticalização das construções surgiu a necessidade de adequar os meios de transporte de materiais e pessoas nos canteiros de obras para que a movimentação ocorra de forma rápida e segura.
No presente trabalho será falado sobre alguns destes meios de transportes, suas funções, tipos, variações, vantagens e quando devem ser utilizados. Para que os equipamentos cumpram sua função corretamente foram criadas também normas técnicas para regular o uso no canteiro evitando acidentes de trabalho, economizando materiais e ganhando tempo na execução da obra.
TIPOS DE EQUIPAMENTOS:
GRUAS
A grua, também conhecida como guindaste é uma maquina utilizada em indústrias, obras, portos etc. É formada por uma torre metálica onde a altura de ser de acordo com a atividade a ser executada. Além da torre vertical a grua possui uma espécie de braço horizontal ou inclinado de acordo com um contrapeso que ajuda equilibrar a carga evitando que ela tombe.
As cargas são elevadas com a ajuda de cabos de aço fixados no braço horizontal que são acionados por um motor que fica posicionado na estrutura da grua.
Existem gruas fixas e moveis, quando são moveis elas podem circular por carris ou em automóveis. Existem vários tipos de grua e a utilização de cada uma delas vai variar de acordo com o trabalho a ser realizado.
•Grua Basculante:
É a grua que o braço gira em torno de um eixo horizontal com um sistema que eleva o braço e permite o deslocamento radial da carga.
•Grua de Coluna:
Gira em torno de uma coluna fixa que algumas vezes é amparada por um muro e seu braço é basculante.
•Grua Flutuante:
É montada sobre barcos jangadas ou balsas e costuma ser usada em portos.
Por ultimo;
•Grua Giratória:
Seu braço gira em torno de um eixo vertical em um de seus extremos.
Para utilizar as gruas é necessário um profissional capacitado para que as normas sejam cumpridas corretamente. Devem ser usados todos os