Grrr
Social:
O valor de poder para o homem feudal era a obtenção de terras. O Clero obtinha o poder ideológico sob seus súditos, tendo a função de salvar as almas; a Nobreza, possuidora das maiores terras, era protetora militar do feudo; os servos, por fim, eram não-possuidores de terras e por isso tinham que pagar impostos trabalhando para o clero e a nobreza para que tivessem terras (subsistência).
Político:
O poder político era Descentralizado no Feudalismo, sendo cada feudo governado por senhores Feudais de forma heterogenia.
Econômico:
A obtenção da economia feudal era sobre os impostos que os camponeses pagavam (produção agrícola) e também com algumas trocas feitas por pequenos burgueses.
Crise séc. XIV
O desfavorecimento da produção agrícola --por causa da peste negra que ataca o continente, do mau clima para plantações e da guerra civil que acontecera no mesmo período—desencadeou ma super exploração do trabalho servil. Com isso, as REVOLTAS CAMPONESAS explodem contra os Nobres.
Resultados
Centralização do poder político ao REI - Absolutismo. Isso gera a unificação de Estados, tendo um único exército, assim como um sistema de leis e medidas unificadas. Posteriormente, o Rei valoriza seus interesses na venda de metais preciosos do Estado para comprar especiarias vindas do Oriente (Grandes Navegações, seguida de Exploração de Colônias).
Idade Moderna/Antigo Regime
Social:
Rei é autoridade máxima, e nobreza e clero, apesar de perderem parte de poder, mantêm seus privilégios feudais, ou seja, Servos e Burgueses ainda pagam impostos para eles.
Político:
Abolutismo
Econômico:
Mercantilismo- sistema político-econômico onde há intervenção do Estado na economia. Seus princípios se baseiam no acúmulo de capital nacional, através do protecionismo, do pacto colonial e balança comercial favorável
Era controlada através do sistema mercantilista, e acumulavam o capital de forma primitiva (exploração de colônias).
Reforma