Gripe
Mostrou-se que 47% dos brasileiros não sabem ou não lembram o nome de nenhuma marca ou empresa que protagonizará os principais comerciais ou estampará os outdoors das principais cidades como patrocinadoras oficiais do evento. Entre as mulheres o desconhecimento é ainda maior, chegando a 58%. E quanto maior a faixa etária dos entrevistados cresce também a falta de informação a respeito do tema, chegando a atingir 67% das pessoas com idades acima de 60 anos.
Ainda entre as pessoas que revelaram lembrar ao menos uma marca, houve confusão. Das dez marcas mais lembradas, apenas três são realmente parceiras oficiais do evento: Coca-Cola, Itaú e Adidas. A Coca-Cola lidera no quesito lembrança de marca entre patrocinadores oficiais, com 32% no geral, chegando a 38% entre os homens e a 47% na região Sul (maior índice por região). A marca de refrigerantes também mostrou grande aderência por parte dos mais jovens, sendo lembrada por 38% dos indivíduos com idades entre 16 e 24 anos, e 36% das pessoas entre 25 e 34 anos. No que se refere às classes sociais, a líder em lembrança teve 44% entre os indivíduos da classe B.
Na segunda posição em lembrança espontânea, um claro exemplo de confusão do consumidor associado ao poder de imagem de marca. A Nike, que sequer figura entre os patrocinadores oficiais do evento, teve 18% de lembrança total. Em 3º lugar no geral um empate técnico entre 4 dos maiores bancos do país - Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. A curiosidade é que, destes, apenas o último é de fato, patrocinador oficial da Copa. Adidas vem logo na sequencia com 10% de lembrança empatada com a Petrobras. Nenhuma outra marca atingiu o mínimo de dois dígitos de lembrança espontânea.