Gripe
Definição
A gripe é uma doença infecciosa provocada por um vírus, o Influenza vírus (um vírus ARN, da família dos ortomixovírus).
Destacamos diversos princípios do vírus (A, B e C), os vírus de tipo A e B são os mais freqüentes, sendo que o princípio A é o mais virulento (fonte de pandemia e epidemia).
A gripe pode atingir as vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmão, ouvido médio). O vírus da gripe pode atacar ao mesmo tempo as vias respiratórias superiores (garganta, nariz,...) e as vias respiratórias inferiores (pulmão,....).
Transmissão
O vírus da gripe é transmitido de uma pessoa à outra por intermédio das partículas aéreas (micro gotículas) transmitidas por exemplo, através do espirro, da tosse, ou de um simples aperto de mão. Sendo assim, a gripe é uma doença infecciosa muito contagiosa.
Um gripe mal curada pode levar a uma super infecção bacteriana, que requer um tratamento à base de antibióticos, o que representa uma situação particularmente crítica para os grupos de risco.
Epidemiologia
Variações sazonais
Gripe atinge prevalência de pico no inverno e porque o norte e Sul hemisférios tem Inverno em diferentes épocas do ano, existem realmente duas gripe diferentes épocas cada ano.
Eis porque a Organização Mundial da saúde (assistida por centros nacionais de gripe) faz recomendações para duas formulações de vacinas diferentes todos os anos; uma para o norte e outra para o Hemisfério Sul.
Um quebra-cabeça longa data tem sido por que ocorrem de surtos da gripe sazonal e não uniformemente ao longo do ano.
Uma possível explicação é que, porque as pessoas estão dentro de casa mais frequentemente durante o Inverno, eles estão em estreito contacto, mais frequentemente, e isso promove a transmissão de pessoa para pessoa.
Maior viagem devido ao hemisfério norte férias de Inverno temporada maio também jogar um papel.
Outro fator é que as temperaturas frias levam ao ar mais seco, que pode desidratar o muco, impedindo que o corpo