Gripe X resfriados : Diferenças.
Fonte: Idmed Durante as estações outono e inverno é registrado nas instituições de saúde um expressivo aumento na incidência de casos de gripe ou resfriado. Porém grande parte da população desconhece a diferença clínica entre essas doenças, o que pode provocar complicações em seu processo de evolução se o diagnóstico não for correto. Para tirar dúvidas sobre a análise, prevenção e tratamentos mais adequados, o Idmed convidou a doutora em Imunologia Katya Rocha para comentar o assunto.
O que é a gripe? E o resfriado? Qual a principal diferença entre eles?
Ambas as doenças são infecciosas do Trato Respiratório Superior. Podem ser adquiridas por qualquer indivíduo que entre em contato com o agente causador (normalmente através do contato com outro indivíduo contaminado, estando este doente ou não). A gripe costuma ser uma doença com início abrupto, pode durar até 7 dias e costuma provocar sintomas sistêmicos (febre, mal-estar geral, calafrio e fadiga). O resfriado costuma causar uma infecção mais branda e que costuma ficar restrita ao trato respiratório superior, causando coriza, tosse seca, mal-estar geral e fadiga.
Quais são as causas?
As duas doenças são causadas por vírus, porém, são partículas infecciosas completamente diferentes. No caso do vírus da gripe (ou vírus Influenza), o vírus pertence à família Orthomyxoviridae (que significa orthos - verdadeiro e myxa - muco); já o vírus mais frequentemente associado aos quadros de resfriado (Rinovírus) pertence à família Picornaviridae (que significa vírus muito pequeno). Os vírus diferem não só quanto às famílias a que pertencem, mas também quanto à estrutura: o vírus da gripe possui, além de material genético e uma “capa” (capsídeo) de proteína ao redor, um envoltório a mais (formado por uma membrana fosfolipídica), enquanto que o vírus do resfriado é formado apenas por material genético envolto por uma “capa” proteica e sem envoltório externo. A diferença na