gripe em bebes
Mais frequente na época do inverno, a gripe atinge adultos, crianças, idosos. Confira os sintomas mais comuns da gripe em bebês.
Qualquer doença na fase da infância é preocupante tanto para os pais como também para a equipe médica, afinal o sistema imune do bebê ainda está em processo de desenvolvimento e qualquer microrganismo pode deixar o quadro clínico ainda mais grave. Entre as doenças mais comuns na infância está a gripe em bebês e isso se deve ao fato que o organismo encontra-se suscetível à proliferação de bactérias e vírus patogênicos.
A gripe pode aparecer em casos isolados ou, então virar uma epidemia, principalmente na época do inverno, devido aos fatores favoráveis a proliferação do vírus Influenza A e B. O contágio é feito por meio de gotículas de saliva e do nariz, causando os desconfortáveis sinais e sintomas da gripe. Saiba mais: Gripe em bebês: primeiros sintomas
Com algumas diferenças pouco visíveis, a gripe e o resfriado são causados por microrganismos patogênicos diferentes, mas que causam alguns sintomas comuns, porém, na gripe os sintomas são mais intensos e duradouros, já no resfriado o bebê fica incomodado, mas por poucos dias.
Os primeiros sintomas da gripe são os olhos avermelhados, dores no corpo, fadiga, nariz entupido, espirros frequentes, coriza, febre, sono, tosse seca com prurido e manha, pois o bebê só quer colo e da mãe de preferência.
Gripe em bebês: o que fazer?
O importante é manter a calma e dar atenção especial ao bebê, pois a gripe em bebês pode não ser um quadro clínico de grandes complicações, mas devido ao desenvolvimento do sistema imune incompleto, o bebê pode ficar vulnerável a outras complicações, entre elas, a pneumonia. Por isso, fazer uma consulta com o pediatra, oferecer a amamentação ou a alimentação do bebê de 3 em 3 horas, hidratar com água filtrada e dar a medicação nos horários prescritos é imprescindível para combater os sintomas da gripe em