Greenpeace
Introdução
A História da Greenpeace
A Greenpeace iniciou-se pela motivação de um sonho para um mundo verde e pacífico, em 1971, uma pequena equipa de ativistas partiu de Vancouver, Canadá num velho barco de pesca. Estes ativistas foram os fundadores desta Organização Não Governamental, pois acreditavam que um grupo de indivíduos podia fazer a diferença.
Curiosamente foram buscar o nome do seu navio – bandeira, “Rainbow Warrior” (Guerreiro do Arco – Íris) a uma lenda dos índios Norte Americanos Cree. Esta descreve um tempo em que a ganância e a humanidade teriam feito adoecer a terra. Nessa altura apareceria para defender uma tribo chamada Guerreiros do Arco – Íris. Os navios são uma parte importante do seu trabalho de campanha.
Actualmente, a Greenpeace é uma Organização Internacional que privilegia campanhas ambientais e “presta testemunho” de forma não violenta à escala mundial.
A Sua Estrutura
A Greenpeace é uma organização ambientalista internacional, tem a sede em Amesterdão, Holanda, esta possui 2,8 milhões de sócios e 28 delegações nacionais e regionais em todo o mundo que asseguram presença em 41 países, nos vários continentes como: América, Ásia e Pacífico.
Estas delegações nacionais/regionais são relativamente autónomas na realização de estratégias das campanhas no contexto local onde funcionam, e na busca de apoios financeiros de doadores para financiar o seu trabalho.
A elaboração e coordenação destas estratégias globais são tarefas desta Organização. Esta é apoiada por um processo de tomada de decisões por consulta internacional em que as delegações nacionais/regionais são os principais participantes. A Greenpeace coordena as campanhas em todo o mundo e acompanha o desenvolvimento e desempenho das suas delegações.
Estas delegações estão firmemente enraizadas nas comunidades ambientalistas locais,