Grecia
O cidadão exerce funções (dever dever, financeira, militar ...) deve estar na cidade. Em troca, ele teve o privilégio de participar no governo do estado, é protegida por lei (um estrangeiro, em geral, não tem o direito, salvo acordo em contrário ea situação especial, assim que se pune assassinato de um estranho qualquer um de uma cidade grega, é só porque é necessário purificar o solo da polis de derramamento de sangue, além disso, o assassinato de um estranho nunca é punida com a mesma sanção o assassinato de um cidadão) e os deuses da cidade (cada cidade tem seus próprios deuses e cultos reservados para os cidadãos).
Civilização Grega
Modelo da Ágora de Atenas
Os cidadãos estão agrupados em torno de um centro urbano: a cidade ou asty, que serve como um centro e fortaleza na econômica, política, intelectual, religiosa, ...
Este centro urbano é considerado essencial (gregos, em áreas remotas, não têm são semi-bárbaros), e da linguagem em si, quer polido pela cidade ou localidade.
O território está localizado ao redor da cidade e, com exceção tão rara (Sparta ou algum tipo de cidades coloniais) é preenchida, também, os cidadãos que vivem em aldeias chamadas Khora. Não há nenhuma diferença entre os direitos e deveres dos cidadãos, vivam eles na cidade ou no país plano (é óbvio, no entanto, é mais difícil para um homem que vive um dia de caminhada a cidade para participar da vida pública para quem vive na ágora): Esta terra plana é essencial para a vida da cidade, como este é onde fica suas riquezas lá nenhuma cidade que não tem Khora.