GRAVIMETRIA
A gravimetria é um método analítico quantitativo, que consiste na separação e pesagem de um elemento ou composto na sua forma mais pura possível. A gravimetria por precipitação, na qual o composto analisado é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida e que pode ser pesada.
Para ser analisado por este método, o composto ideal deve ser insolúvel, facilmente filtrável, com alto grau de pureza e deve ter sua composição conhecida. Como dificilmente um composto reúne todos estes requisitos, algumas técnicas podem aperfeiçoar as propriedades dos precipitados na gravimetria, como por exemplo, o resfriamento da solução, que, em geral, diminui a solubilidade do composto sólido. (2) Neste método, o analito (composto que está sendo analisado) é transformado em um precipitado pouco solúvel. Então, esse precipitado é filtrado, lavado para a remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequado e pesado.
Em casos em que há a necessidade de reagir o analito para que este precipite, é importante que se utilize um reagente específico, que só reaja com o analito desejado.
O tamanho dos cristais do precipitado também é importante para a análise gravimétrica: não podem ser pequenos a ponto de passar através do filtro ou de entupi-lo. Isto porque o precipitado deve ser facilmente filtrado e, além disso, cristais menores têm maiores áreas superficiais, o que facilitaria a agregação de substâncias contaminantes ao precipitado.
Pode-se observar, então, que a análise gravimétrica por precipitação se utiliza, quase que basicamente, de conceitos de solubilidade de compostos e de estequiometria, em termos de massas.
Para se utilizar dos conceitos de solubilidade, deve-se conhecer a polaridade dos compostos formados por reação em meio aquoso, para que estes possam precipitar naturalmente, ou então, os