gravidez
O método de contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Logo, a semana 1 começa com o primeiro dia da ultima menstruação da mamãe.
O desenvolvimento do bebê pode ser dividido em duas fases importantes: o período embrionário e o período fetal.
O período embrionário corresponde as 9 primeiras semanas desde o dia da concepção até quando todos os órgãos e sistemas se formam.
O período fetal inicia – se a partir da décima semana pós concepção e vai até o nascimento, geralmente o nascimento acontece com 40 semanas, mas pode variar de 37 a 42 semanas.
A fusão dos núcleos do espermatozoide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fecundação. É nesse momento que o sexo do bebê é determinado, graças ao cromossomo sexual do espermatozoide do papai (X ou Y).
Bebê - 2º mês (5ª a 8ª semana)
Na quinta semana de gestação o embrião apresenta olhos, ouvidos, coração, fígado, brotos dos membros superiores e inferiores e, principalmente, formação do cérebro.
Na semana seguinte, o coração é rudimentar, mas muitas vezes já se verifica seus batimentos por meio de um ultra som.
A sétima semana é marcada por mudanças no rosto, membros e corpo do embrião. Já começam a aparecer os pulmões e inicia se o crescimento do cordão umbilical.
A fase embrião completa se quando ele atinge nove semanas.
Bebê - 3º mês (9ª a 12ª semana)
O bebê já pode se movimentar se porque seus músculos começam a desenvolver-se.
Com dez semanas de gestação, vão acontecer o crescimento e maturação das estruturas formadas durante o período embrionário.
Na 11ª semana, começa a ossificação, surgem pelos e começam a definir se anatomicamente os órgãos sexuais. Os rins produzem urina.
Bebê - 4º mês (13ª a 16ª semana)
Na 13ª semana começam a delinear se as costelas, ossos do crânio e dos membros. Nariz e queixo já estão bem definidos, logo em seguida na 14ª