gravidez
TEMA
Educação Ambiental
TÍTULO:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Os Impactos da Energia Eólica no Meio Ambiente
PROBLEMA:
È economicamente viável e ecologicamente correto o uso de energia eólica?
OBJETIVO
Refletir sobre os benefícios e malefícios da Energia Eólica no Meio Ambiente
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar Energia Eólica
Apresentar os impactos ambientais da utilização da energia eólica
HIPÓTESE
Os parques eólicos causam tantos impactos ambientais quanto as usinas hidrelétricas.
JUSTIFICATIVA
A energia eólica é uma opção justificada pelo número de hidrelétricas existente, pelo aumento significativo do aquecimento global e, também pelo grande número de população litorânea.
Esse projeto vem refletir sobre os benefícios e malefícios da utilização desse tipo de energia relacionando-os ao meio ambiente. Não obstante às várias considerações já existentes sobre o tema, cabe ainda uma pesquisa exploratória sobre o tema, inesgotável, se considerarmos o crescimento do numero de parques eólicos.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
ENERGIA E PARQUE EÓLICOS
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como Bombeamento d’água.
Assim como a energia hidráulica, a energia eólica é utilizada há milhares de anos com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de água, moagem de grãos e outras aplicações que envolvem energia mecânica. Para a geração de eletricidade, as primeiras tentativas surgiram no final do século XIX, mas somente um século depois, com a crise internacional do petróleo (década de 1970), é que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicação