Gravidez
CASSIANA, DANLEI, DENIAN E JOEMIR.
GESTAÇÃO, SINTOMAS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS
TAQUARA, 2013.
INTRODUÇÃO
Durante a gravidez a mulher vive muitos tipos de mudanças evolutivas concomitantes, mudanças físicas e emocionais no interior de si mesma. O modo como ela se sente com relação a estas mudanças pode variar largamente, dependendo de vários fatores. Para a maior parte das mulheres a gravidez é um período de emoções fortes. Winnicott (1957) descreve que “A experiência mostra, porém, que uma mudança gradualmente ocorre nos sentimentos bem como no corpo da jovem que concebeu.”
O seguinte trabalho ira retratar alguns assuntos relacionados à gestação. Apresentaremos um pouco de alguns artigos que serão comparados com as experiências vivenciadas por futuras mamães participante da pesquisa.
DESENVOLVIMENTO
Para melhor compreender os eventos que ocorrem durante o período de gestação iremos dirigir nossa atenção primariamente para a díade mãe-bebê.e necessário dizer que, o pai os irmãos e os demais membros da família são de importância vital para esta díade e Brazelton (1973 ) sugere que os futuros pais passam por uma forte e brusca mudança similar à das mães. Cada homem jovem se vê forçado a reavaliar seu papel como provedor da família. Como um adulto do sexo masculino pronto a ajustar-se a responsabilidade de um dependente como um modelo para o aprendizado do novo filho acerca da masculinidade e como apoio importante para a esposa, enquanto ela se ajusta ao papel de mãe. Por esse motivo escolhemos como primeiro assunto um estudo com pais que representam suas expectativas durante a gestação a respeito do bebê que está por vir.
Em um estudo pode se perceber que nos últimos anos a relação pai-bebê vem ficando mais intensa, mas os papais ainda possuem muita dificuldade