Gravidez
No Brasil, os casos de gravidez entre meninas de 15 e 19 anos vêm diminuindo, mas ainda é alto. Em 2003, foram mais de 580 mil jovens grávidas. Já em 2009, esse número diminuiu 20% - foram aproximadamente 485 mil os partos realizados em meninas entre 15 e 19 anos registrados pelo Ministério da Saúde, o que equivale 18,2% de todas as gestações no período.
Os números comprovam, portanto, que a gravidez na adolescência ainda é um problema social. E um problema de meninos e meninas. Afinal, todos sabemos, uma menina não pode gerar um bebê sozinha. Orientações sobre como prevenir uma gravidez devem, portanto, ser passadas para todos os adolescentes. E, por isso, esse é um tema que deve ser tratado na escola. Tire suas dúvidas sobre o tema:
Como abordar o tema gravidez na escola?
O ponto de partida é fazer os adolescentes refletirem sobre o futuro. Eles se imaginam com um filho daqui a um ou dois anos? Provavelmente não. Então é bom que tomem as medidas necessárias para evitar uma gravidez indesejada. A partir dessa reflexão, pode-se passar para uma fase de orientação: como evitar uma gravidez? Quais são os principais métodos contraceptivos e como eles funcionam? Essas questões podem - e devem - ser debatidas na sala de aula.