Gravidez na Adolescência
A gravidez na adolescência é um problema enfrentado mundialmente, principalmente pela classe social baixa e com menor escolaridade. Normalmente a gravidez precoce não é planejada e as meninas que engravidam não têm corpo nem mentalidade para gerar e criar uma criança. O corpo da adolescente está em formação e não está pronto para uma gestação, o que prejudica a vida e o futuro das meninas e das crianças. Além disso, há um grande risco de ocorrerem complicações na hora do parto devido à disposição das adolescentes para uma gravidez. Riscos da Gravidez na Adolescência.
Os riscos não estão apenas relacionados à idade, mas são também biológicos, psíquicos e sociais. A gravidez na adolescência pode ser precoce ou tardia, sendo precoce dos 11 aos 15 anos e tardia dos 16 aos 19. No caso da gravidez precoce os riscos são maiores. Quanto menor o tempo entre a primeira menstruação da menina e a sua gravidez, maior o risco para a gestação, já que a vascularização uterina estará prematura. Um dos riscos relacionados à gestação precoce é a imaturidade da vascularização uterina que pode causar partos prematuros, placentas mal formadas, anemia, infecções urinárias e eclampsia. As crianças que nascem de uma gravidez precoce normalmente estão sujeitas a riscos biológicos como prematuridade e baixo peso. Outro grande problema são os riscos psíco-sociais que causam a diminuição da auto-estima da adolescente para seus afazeres do dia-a-dia, até mesmo como estudar e trabalhar.
É na adolescência que surgem grandes dúvidas e as maiores descobertas, descobertas do corpo que está se transformando e com isso as dúvidas em relação ao futuro. O adolescente não é mais uma criança e também não pode ser considerado um adulto, é aí que vem a grande confusão. Muitos jovens nessa fase difícil que é a puberdade passa por momentos complicados dentro de casa por falta de compreensão e acaba tirando suas dúvidas fora de casa e aí que está o problema. A