gravidez na adolescência trabalho de campo
O Objetivo do estudo é identificar a visão de adolescentes grávidas e responsáveis sobre a gravidez na adolescência, considerada como o fenômeno social. Com base na abordagem desenvolveu-se uma pesquisa de campo descritiva; exploratória junto a cinco adolescentes grávidas e seus responsáveis. Os colaboradores foram selecionados no Centro Municipal de Saúde, na cidade de Novorizonte-MG. A pesquisa foi desenvolvida e de fevereiro a junho de 2015; utilizando como referencial a entrevista escrita, observação e história oral. As adolescentes entrevistadas atribuem diferentes significados a gravidez na adolescência revelam expectativas, medos, dificuldades, existência de sentimentos ambíguos com a relação a ocorrência da gravidez.
Pude perceber que todas são menores de idade, começaram sua vida sexual entre 14 e 15 anos, a maioria mora com o pai da criança, mas não são casados. Não tiveram orientação dos pais sobre a educação sexual, pois os mesmos achavam que era muito cedo para ter esse assunto com os filhos. A reação das adolescentes ao saber da gravidez teve muito medo de seus pais, aboná-las e as expulsarem de casa, ficaram surpresas e não sabiam o que fazer,,não tem segurança pra lidar com a situação e poderem cuidar de seus filhos.
Os pais além de surpresa é tristeza, pois sonhavam para seus filhos um futuro melhor, onde eles estudassem e conquistassem uma vida profissional realizada, para depois constituir família. Pude notar que as mesmas e suas famílias não possuem uma boa situação financeira, a maioria mora em casas alugadas, pequenas e outras moram de favor em casa de familiares.
Constata-se que todas as adolescentes dependem financeiramente de seus parceiros ou pais, pois nenhuma trabalha no momento. A escolaridade varia de 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, e as vezes até para de estudar depois da gravidez.
Com o acontecimento tão repentino, na sua vida, por não estar preparadas para assumir esse