Gravidez na adolescencia
Temática Psicossocial
A temática escolhida para o Projeto de Intervenção Psicossocial foi relacionada à saúde, gravidez na adolescência. É um tema amplo, que está crescendo no país e precisa ser orientado e prevenido pela população. A adolescência é um período do processo evolutivo do ser humano, no qual ocorrem inúmeras modificações físicas, psicológicas, emocionais e sociais. Durante essa fase surgem novos desejos, dúvidas, curiosidades e descobertas. Entre as contradições vivenciadas, encontramos a descoberta do próprio corpo e do prazer sexual, muitas vezes compartilhado com o namorado, daí resultando riscos para uma gravidez indesejada. Nas últimas décadas, a gravidez na adolescência tem sido muito estudada por ser considerado um grave problema social.
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública tanto no Brasil como em muitos outros países do mundo. Apesar disso, em decorrência do seu momento no final do século passado, sua importância transcendeu a prática assistencial. Como sabemos vários fatores etiológicos estão ligados ao incremento das gestações nessa faixa etária, e é preciso entendê-los, perceber a complexidade e a multicasualidade desses fatores, que tornam os adolescentes especialmente vulneráveis a essa situação. A maternidade no início da vida reprodutiva antecipa a maturidade biológica e precipita momentos socialmente institucionalizados para a reprodução, com claras implicações para a constituição de família e a organização social dominante.
Justificativa
Tivemos o interesse por este tema, pois uma aluna trabalha em um posto de saúde na cidade de Arapongas, onde possui um grupo que chamou a atenção, um grande número de adolescentes grávidas. A falta de diálogo, aliada com a falta de orientações, levam cada vez mais jovens com uma idade ainda menor a começarem a ter uma vida sexual ativa, e por muitas vezes essa situação está relacionada ao contexto