Gravidez na adolecência
Gravidez na adolescência
Disciplina: Pesquisa em saúde
INTRODUÇÃO:
A gravidez na adolescência provoca em nosso cotidiano muitas polemicas que induz debates diversos diante de uma sociedade liberal, tradicional e moralista.
Alguns pesquisadores procuram descobrir as causas dessa deficiência e estrutura das jovens abordando diversos temas para se chegar às causas que se refere o crescimento deste fenômeno. Estas adolescentes podem ser capazes de absorver informações, ou ate mesmo ter acesso a elas, e a imaturidade é um fator que conta para o crescimento tão precoce.
Abordamos neste tema um índice que indica o despreparo dos profissionais da área saúde para atender essas adolescentes e seus familiares. Um dos principais motivos que imprimi a deficiência dessas adolescentes é a sexualidade iniciada precocemente levando muitas vezes a gravidez indesejada podendo até mesmo causar riscos prejudicando seu crescimento físico e psicológico.
Este assunto pode ser abordado de varias maneiras, a gravidez virou um fenômeno entre as adolescentes, muitas vezes com reincidência após pouco tempo da primeira gestação.
Muitas vezes a descoberta da gravidez é vista como um problema para a jovem mãe, para suas perspectivas futuras, também sem deixar de lado a estrutura familiar.
Algumas delas têm apoio familiar, mas a grande maioria sofre por ter medo de contar a família e ao companheiro sobre a gravidez, pois podem enfrentar ou enfrentam rejeição, desamparo da família ou do companheiro com o acontecimento da gravidez. Muitas delas não têm orientações dos pais, convive com familiares que tem problemas com álcool e drogas ilícitas e a falta de estrutura socioeconômica. Levando muitas adolescentes a cogitar o aborto, ou ate mesmo provoca-lo deixando marcas emocionais, físicas e ate mesmo social ao longo de sua vida.
Outro item preocupante é a evasão do pré-natal, no caso das adolescentes que é baixo em comparação a gestantes adultas. O uso