Em escolha
Atributos da informação
Discorra sobre os atributos que podem qualificar uma informação
Informação, segundo Zhang, deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação, apesar do conceito versar sobre as mais variadas linhas e caminhos. Mas se um dado que visa o conhecimento e dirime uma incerteza ou a minimiza, por si só, pode ser considerada informação (Zorrinho, 1995)
Spender (2001, p. 31), traz duas vertentes em relação aos atributos da informação. A primeira linha caracteriza a informação ou o conhecimento por seu conteúdo ou objeto desenvolvido através de sua natureza clara e vinculado aos aspectos mais específicos da informação. Em outro plano, destaca-se a ligação entre a informação, aqui notadamente o conhecimento, com as pessoas que o possuem ou manipulam. Trata-se dos aspectos mais subjetivos da informação. Li e Chi (2002, apud CALAZANS, 2008), apresentam três visões acerca dos atributos qualificadores sobre a informação, quais sejam, a empírica, que é caracterizada pelo conhecimento imediato referentes a sensações internas como sentimentos e lembranças; a intuitiva que se refere ao conhecimento das impressões subjetivas inatas do homem; e por fim a visão teórica que direciona o homem na busca dos conceitos e explicações inerentes ao conhecimento.
REFERÊNCIAS
Spender (2001, p. 31),
Li e Chi (2002, apud CALAZANS, 2008),
(in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).
(Zhang, 1988),
(Zorrinho, 1995).
Gestão do Conhecimento
Comente, através de exemplos, de que modo o espiral do conhecimento, dos autores NONAKA & TAKEUCHI (1997), pode contribuir para uma organização gerar conhecimento. Para se tornar uma “empresa que gera conhecimento” a organização deve cumprir o que NONAKA & TAKEUCHI, (1997, p. 79), denominam, uma “espiral do conhecimento”, que transita de conhecimento tácito para tácito, depois de explícito para explícito, de tácito para explícito, e