Gravidez na adolecencia
Segundo pesquisa a solução elaborada pelos pais é o casamento, embora hoje haja poucos e apenas nas regiões interioranas os casos de casamentos forçados com o objetivo e reparar o mal cometido, os casamentos de improviso acertados entre as famílias ainda é bastante recorrente. Conclui-se que os adolescentes, nessa situação, são normalmente meros observadores em geral não se opõem a decisão tomada pelos pais.
Palavras-chave: adolescente, gravidez e família .
Introdução: o pensamento biológico do ponto de vista social evidencia-se situações como abandono de escola maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho, diminuição no padrão de vida, desestruturação familiar e conseqüente circularidade da pobreza. Nesse contexto, todos os esforços são validos para que esse possível distanciamento (entre pais e filhos) seja cada vez mais reduzido para que assim, não só a biologia, mas também as ciências sociais como um todo, posam discutir questões de cunho social. Dessa forma, temos como sexualidade, gravidez, drogas, dentre outros ficam restritos quase sempre, aos projetos, feiras de ciências, semanas temáticas entre outras ações pontuais. E que esta possa oferecer soluções que devam contribuir para a superação ou minimização de grandes problemas sociais agravados com o problema da modernidade.
Nesse sentido, um dos maiores desafios quando se trata de gravidez na adolescência é pensar e desenvolver ações que considerem há um tempo a complexidade social e as necessidades de diálogo entre pais e filhos diante de tantas “transformações” ocorridas no desenvolvimento social.
Partindo desse pressuposto, é que propomos um exercício teórico