Gravidez Adolescencia
(Lucas Sant’Ana)
Uma energia comanda meus gestos.
Não sei bem o que acontece.
Meu corpo vai muito além de mim.
Pensamentos,
Decisões,
Desejos.
Fico me perguntando por quê?
Por quê?
Músculos, pele, ossos, hormônios;
Sangue, óleo, água salgada.
Isso tudo sou eu.
Só isso?
O mundo esbarra no meu corpo
Sinto calor e frio
Meu corpo conta a minha história
Aponta meu destino
É tudo que tenho desde que nasci
E vai sobreviver a mim
Quando tudo for nada.
APRESENTAÇÃO
A adolescência caracteriza-se por grandes questões: a busca por uma identidade que possibilite a passagem da fase infantil à fase adulta, a explosão de novas sensações corporais, a afirmação da escolha sexual, o ingresso na vida profissional, a problemática da dependência dos pais, entre outros. Acrescer a estas questões uma mudança de identidade, uma transição existencial como é a gravidez, torna a situação mais complexa.
A incidência de gravidez na adolescência está crescendo no Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos, grávidas do que na década de 70. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeira nem emocional para assumir uma maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.
Atualmente gravidez na adolescência não é mais sinônimo de tragédia, mas de muitos problemas. As famílias e adolescentes convivem neste momento com os “fantasmas” do aborto, do casamento, de como cuidar de uma criança, como será a gravidez, o parto, questões financeiras, valores morais e sociais que o cercam.
Neste contexto, ressalta-se a importância deste projeto, que tem por objetivo levar até as adolescentes grávidas mais informações em relação ao momento pelo qual estão passando, muitas pela primeira vez.
O trabalho em “grupo” procura combinar várias modalidades dirigidas a