Gravidade
Anderson Nunes Cavalhero – matrícula 33473
Lucas Ferreira Vilela – matrícula 34031
Marcelo Felipe Vaz Santos – matrícula 35177
Wesley Silva Roberto – matrícula 33674
Resumo. Newton, Galileu e outros cientistas deram a possibilidade de nos dias atuais termos o conhecimento da aceleração da gravidade. Não obstante a curiosidade acerca de visualizar praticamente o que estes cientistas fizeram tem-se a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos até então, sendo possível obter medidas dadas graficamente e aplicar a estatística em dados, tudo por meio de um experimento, até obter um valor real para esse conhecido fenômeno para fins de análise dos resultados obtidos e para o entendimento do mesmo.
1.
INTRODUÇÃO
Em 4 de janeiro de 1643 na Inglaterra em uma família de agricultores nasce Isaac
Newton, ilustrado na figura 1. Como seu pai morreu antes do seu nascimento, ele foi criado pela avó. Este frequentou a faculdade Trinity College, na Universidade de Cambridge.
Antes de se formar, uma terrível peste bubônica atingiu a Inglaterra, e a universidade ficou fechada por praticamente
2 anos. Foi nesse período que Isaac Newton mais trabalhou e fez descobertas.
Uma de suas mais importantes descobertas foi sobre a lei da gravitação universal, que dizia: "Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade."
entretanto, tal experimento só obteve sua explicação física após o conhecimento da gravitação, que vigoram até os dias atuais, de forma incontestável, informações retiradas da internet a referência completa consta no tópico de referências deste relatório. Figura 1 – Isaac Newton. Fonte: Ilustração retirada da internet cuja referência consta no tópico 5 deste relatório. Descoberta na observação da queda de uma simples maçã. Fenômeno que explicaria dos simples até os mais complexos acontecimentos físicos.
Outro físico que também apontava em