Gravidade - Análise e Crítica
R
A
V
I
D
A n á l i s e
D
E
C r í t i c a
Análise Crítica
Filme: Gavidade
Diretor: Alfonso Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney,
Ed Harris, Paul Sharma, Amy Warren.
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón.
Direção de arte:Andy Nicholson.
Música: Steven Price.
Vencedor de 7 Oscar
Drama/Ficção científica/
Suspense
Gravidade é aquele tipo de filme que literalmente de tirar o folego! Fazia tempo que eu não ficava tão aflito assistindo um filme como eu fiquei com "Gravidade". A rotação, o jogo de câmera e toda técnica utilizada, te passa a claustrofobia sentida naquele espaço, tão vago, tão amplo e gigantesco, mas ao mesmo tempo tão opressor. Há muitas cenas tensas, e o espaço não te da possibilidades de correr; é tudo em movimentos lentos, e o senso de urgência é extremo, e é aí que você compartilha o momento com os personagens.
O filme se passa no espaço, na órbita terrestre, conta a história de uma equipe de cosmonautas que está realizando reparos no telescópio espacial Hubble. A história, é focada na especialista Dra. Ryan Stone
(Sandra Bullock). A personagem não é uma cosmonauta profissional, mas sim uma brilhante engenheira médica enviada ao espaço para realizar uma pesquisa específica. E toda trama se desenvolve em torno dela. O espectador está 99% do filme junto, e às vezes, até dentro da cabeça da personagem; compartilhando seus conflitos tantos emocionais quanto físicos, que ela passa. Enquanto ela está à deriva no espaço e às vezes entre destroços, a Dra. Ryan Stone luta desesperadamente para sobreviver, e precisa descobrir, o porquê de valer a pena lutar, o porquê dela está lá e o porquê ela precisa voltar a terra. Mesmo com todas essas dificuldades e conflitos, você acompanha o crescimento da personagem, além de vibrar e ficar aflito com a sua intensa luta interior e exterior, até conquistar seu merecido triunfo e renascimento.
Junto com a Dra. Ryan Stone, temos Matt Kowalsky (George Clooney) o comandante