Granulação de Micronutrientes
Tecnologias granula@uol.com.br Granulação de Fertilizantes - Micronutrientes
Laura B. Bernardes engenheira ambiental
Características Físicas
As matérias-primas utilizadas possuem densidades aparentes bastante distintas e devem ser homogeneizadas muito bem e granuladas entre 1 e 3 mm.
Histórico
A necessidade cada vez maior de alimentos faz com que a produtividade de culturas como soja, milho, arroz, trigo, aveia, entre outras, seja perseguida ao máximo pelos agricultores, em todo mundo.
Além das diversas técnicas agronômicas necessárias, a aplicação de fertilizantes, especialmente micronutrientes, é considerada essencial para um ótimo rendimento das plantações agrícolas. Insumos de qualidade, com baixo custo de produção, são as metas desejadas pelas indústrias de fertilizantes.
% em peso
Laudo J.L. Bernardes engenheiro de materiais
Formulação A
40
micronutrientes
33
30
22
20
18
11
10
2
0
+4
Viabilidade Técnica
Com o auxílio do equipamento do Laboratório GranTec, de marca
WAM (misturador-granulador de alta intensidade), capacidade de 6 litros, foi realizado o seguinte procedimento de ensaio: pesagem da formulação adição de aditivo sólido introdução no equipamento homogeneização por 2 minutos introdução de aditivo líquido granulação por 2 minutos acabamento por 2 minutos
Objetivo
O processo industrial de granulação dos elementos deve permitir uma adequada homogeneidade nas propriedades físicas e químicas do produto final.
Grânulos esféricos, resistentes ao manuseio e rapidamente dispersos em água ou no solo são ideais para cultivos com máquinas automáticas de aplicação.
GranTec
Tecnologias
equipamento de laboratório
+ 2,8
+2
+ 1,4
+ 0,7
Conclusão
A formação de grânulos ocorre através da “cristalização” de minerais e óxidos presentes nas matérias-primas quando utilizamos como aditivo uma solução de ácido sulfúrico.
Reações