GRANDEZAS
No caso das grandezas escalares: por meio de um número (sua magnitude) mais uma referência (sua unidade de medida);
No caso das grandezas vetoriais: por meio de um número (sua magnitude), de uma referência (sua unidade de medida), de uma direção e de um sentido.
A partir dessa definição podemos, por exemplo, dizer que o comprimento, a quantidade de matéria e a energia são grandeza físicas, enquanto as notas de uma prova, o preço de um objeto e a intensidade de um sentimento não são.
Existem inúmeros tipos de grandezas físicas, cada qual associada a um diferente tipo de unidade de medida. Uma unidade de medida tem um tamanho unitário arbitrariamente definido3 , e é por meio de um processo de comparação quantitativa (medição) com esse padrão unitário que determina-se a magnitude de uma grandeza física2 . Isto é, quantas vezes o tamanho unitário está contido na medida que está sendo feita. Podem, também, existir diferentes unidades de medida para um mesmo tipo de grandeza física; usa-se corriqueiramente a polegada como medida de comprimento em favor do oficial metro. A união de determinadas unidades de medida dá origem a um sistema de medida.
Índice [esconder]
1 Definições gerais
1.1 Dimensão
1.2 Tipo de grandeza
1.3 Equações de grandezas
1.4 Magnitude
1.5 Escalares, vetores, tensores
2 Operações aritméticas
2.1 Equações envolvendo valores numéricos
3 Medidas e incertezas
4 Classificações das grandezas físicas
4.1 Grandezas básicas
4.2 Grandezas derivadas
5 Lista de grandezas físicas
6 Ver também
7 Referências
8 Leitura adicional
Definições gerais[editar | editar código-fonte]
Os conceitos relacionados com grandeza física são bastante genéricos e são, portanto, válidos para os mais diversos sistemas de medida. Entretanto há,