pensamento filosofico na antiguidade
COMENTÁRIO DO FILME “MISSISSIPI EM CHAMAS”
Título Original: Mississippi Burning
Ano de Lançamento: 1988
Gênero: Drama
País de Origem: EUA
Duração: 128 minutos
Direção: Alan Parker
Roteiro: Chris Gerolmo
1. QUAL A HISTÓRIA DO FILME?
O filme conta o caso ocorrido no verão de 1964, férias escolares nos Estados Unidos, de estudantes brancos e negros, dirigiram-se ao sul para fazer uma campanha pelo direito do voto e para formação de um partido para liberdade do Mississipi. Os estudantes universitários do norte dos Estados Unidos partiram para o sul segregacionista na missão de inscrever os negros para eleição, que três jovens ativistas dos “Direitos Humanos” desaparecem misteriosamente.
A história gira em torno de dois agentes do FBI que investigam o caso dos garotos desaparecidos. Os dois agentes tem métodos totalmente diferentes e não conseguem se entender. O fato que cada um acha que deve comandar ao seu jeito.
Anderson (Gene Hackman) é o agente que já morou numa cidade como aquela e sabe como as coisas funcionam. Ele vai discretamente interrogando os moradores locais como se fosse um deles, chegando até a flertar com a mulher de um policial envolvido no crime, pois ela é a única testemunha que ele tem que sabe do desaparecimento.
O outro agente Ward (Willen Dafoe) faz tudo como manda o manual. Ele aluga um cinema e convoca centenas de agentes do FBI para trabalharem no caso e procurarem os corpos desaparecidos. Sem saber lidar com a população local. Sem sucesso nas investigações a liderança que era do agente Ward passa para o agente Anderson que comenta que vai fazer do jeito dele, através de torturas físicas e psicológicas ele consegue as informações necessárias para prender todos os envolvidos.
2. QUAIS AS QUESTÕES SOCIAIS LEVANTADAS NESTE FILME?
A questão levantada do filme mostra a cidade, e seus costumes, e como lidam com a segregação racial,como as cidades do interior eram