grandes sociologos
Augusto Comte
Nasceu em Montpellier uma cidade próximo a Paris. Mas aos 15 anos foi embora da casa de seus pais por ter um gênio muito difícil de se lidar. Foi pra morar em Paris sozinho, começou a dar aulas de matemáticas para sobreviver por vários anos.
Uma das grandes paixões de Comte era a filosofia, com isso ele acaba sendo convidado por Saint Simon para trabalhar como seu secretario particular, no começo os dois se davam muito bem, mas acabaram brigando e se desligando completamente um do outro.
Com isso Comte trabalhava intensamente na criação de uma filosofia positiva quando, em virtude de problemas conjugais, sofreu muito, mais logo recuperado, mergulhou na redação do Curso de filosofia positiva. Ele achava que a sociedade estava no processo de evolução, quando passa de uma condição simples para uma condição complexa. Ele também foi muito influenciado pela biologia.
Ele acreditava que toda sociedade tinha que passar por 3 estágios ( Leis dos 3 Estados), para chegar nessas leis tinham que passar pela a “ordem” e “progresso” são conceitos que devem