Grandes escritores da região norte do Brasil
José Veríssimo
Inglês de Sousa
Dalcídio Jurandir
Antônio Tavernard
Benedicto Monteiro
José Veríssimo:
José Veríssimo Dias de Matos nasceu em Óbidos (PA), a 8 de abril de 1857, e morreu no Rio de Janeiro a 2 de dezembro de 1916. Foi escritor, educador, jornalista e estudioso da literatura brasileira, imortal e principal idealizador da Academia Brasileira de Letras, tendo como amigos: Machado de Assis, Joaquim Nabuco e Visconde de Taunay, entre outros.
Como escritor, de sua obra destacam-se vários estudos sociológicos, históricos e econômicos sobre a Amazônia e suas séries de história e crítica literárias.
Inglês de Sousa
Herculano Marcos Inglês de Sousa (Óbidos, 28 de dezembro de 1853 — Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1918) foi professor, advogado, político, jornalista e escritor brasileiro, tido por alguns como introdutor do naturalismo na literatura brasileira e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. Escreveu inicialmente com o pseudônimo Luiz Dolzani.
Publicou dois romances em 1876, O Cacaulista e História de um Pescador, aos quais seguiram-se mais dois, todos publicados sob o pseudônimo Luís Dolzani.
Tornou-se conhecido com O Missionário (1891), que revela influência de Zola. Neste romance descreve com fidelidade a vida numa pequena cidade do Pará, revelando agudo espírito de observação, amor à natureza, fidelidade a cenas regionais.
Dalcídio Jurandir
Dalcídio Jurandir Ramos Pereira (Ponta de Pedras, ilha do Marajó, Pará, 10 de janeiro de 1909 — 16 de junho de 1979). Foi romancista que analisou a vida da criança e dos adultos na "humanidade paraense", amazônica.
Seus dois principais romances são Chove nos Campos de Cachoeira (1941) e Marajó (1947).