Grandes empresas no cenário mundial
A Coca-Cola passa por momentos em que teve que rever suas estratégias de produção, distribuição, marketing e controle, pois mais que atravessar grandes e pequenas guerras, tanto localizadas como as mundiais seu produto sofreu e sofre até hoje, a concorrência de varias marcas, o que faz com que seu planejamento seja sempre revisto e atualizado, visando manter a marca sempre em evidência e com uma vendagem boa, o que proporcionará, também, boa margem de lucro.
2 DESENVOLVIMENTO
PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO.
1) “Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada, e aponte as características que definem a abordagem escolhida.”
Os modelos de administração da Coca-Cola, podem ser divididos em 3 períodos:
Administração clássica - centralizadora, até o inicio do século XX, ela mesma o gerenciava, produzia e engarrafava seu produto;
Administração neoclássica - a partir do século XX, ela terceiriza o engarrafamento, visando aumentar as vendas e expandir seu mercado;
Administração neoclássica e por objetivos - em meados dos anos 90, após varias turbulências, resolve adotar políticas de austeridade e de descentralização de decisões, já com vistas ao novo século que se aproximava.
Resposta: Hoje Coca-Cola, adota a teoria de administração, caracterizada como a neoclássica , pois ao descentralizar as decisões, ela respeita as características regionais de cada área de atuação de suas gerências, pois as mesmas estão próximas das situações locais e sua eficácia é avaliada de acordo com as situações e os resultados das decisões tomadas.
2) “Com base no estudo do caso, qual abordagem moderna da Teoria da administração II pode ser aplicada! Justifique a resposta.”
Resposta: Com base no caso da Coca-Cola, meu