gramscismo
COLHEREMOS O QUE PLANTARMOS
“A pior tirania é a que age sob o manto da legalidade e a bandeira da justiça.” Montesquieu, in O Espírito das Leis
Ao longo dos anos, após os anos 60, eu tenho observado o trabalho incessante de movimentos de esquerda (comunistas e suas variantes), para influenciar e convencer o povo brasileiro que o comunismo é a solução para o progresso da humanidade.
Eu participava como estudante dos movimentos estudantis em Canoas (RS), e era comum, nas reuniões os professores, irmãos Lassalístas, padres e professores fazerem apologias, propagandas das “maravilhas”utópicas do comunismo, citando até como exemplo as colméias de abelhas e enxames de formigas que viviam “felizes”, em harmonia e em igualdade comunitária. Todos trabalhando para o bem comum, sob as ordens de um rainha.
Muitos jovens, sem uma observação mais profunda, tomaram essas ideias utópicas como ideais e vivem com elas até hoje, apesar de que a história mostrou que esse regime não funciona nem a força. A HISTÓRIA É MAIS FORTE QUE QUALQUER VERDADE NOSSA.
Criticavam também o “imperialismo norte americano”, “capitalismo selvagem”, ”exploração das massas”, a burguesia,etc... Ser rico e patrão (investidor era desumanidade.
Nunca falavam porque os principais países que implantaram o regime comunista Russia, China, Coréia do Norte, usavam mão de ferro e violência para governar e porque tinham que cercar suas fronteiras com cercas e muros para manter o povo sob o regime “ideal”, no paraíso , em regime de censura total.
Me parece, que as pessoas da minha idade (67) e os mais jovens, esqueceram ou que não querem lembrar, ou que não se informaram sobre os acontecimentos na Rússia e outros países do eixo comunista, China, Coréia, Thecoslovaquia, Alemanha Oriental, Cuba, na África..., e começam a acreditar que o comunismo ou o socialismo é a solução