respostas capitulo 1 filosofando
1.
INSTINTO ANIMAL
INTELIGÊNCIA CONCRETA
INTELIGÊNCIA ABSTRATA
Inconsciente da finalidade
Finalidade improvisada, pessoal, criativa
Atos conscientes da finalidade
A ação é realizada por reflexos e instintos
É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação
É planejado , tem-se uma ideia,é pensado ante de realizar a ação
2.
LINGUAGEM ANIMAL
LINGUAGEM HUMANA
Conhece somente índice
Conhece o símbolo e a índice
Não falam
Falam
Usa a adaptação à situação concreta
Intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida
3. ''É possível sobrepor , no homem , uma primeira camada de comportamentos que chamaríamos de 'naturais' e um mundo cultural ou espiritual fabricado. No homem,tudo é natural e tudo é fabricado,como se quiser, no sentido em que não há uma só palavra ,uma só conduta que não deva algo ao ser simplesmente biológico - e que ao mesmo tempo não se furte á simplicidade da vida animal''
4. Ele compara o trabalho do homem com o trabalho do animal, o animal age por instintos cegos, ele não tem uma finalidade da própria ação, já o homem faz um planejamento para alcançar o objetivo (finalidade). Ele diz que o homem é pior que a abelha, mais pelo menos o homem é consciente de sua ação e a abelha não.
5. O que Sísifo faz não é trabalho porque ele estava apenas cumprindo um castigo, uma pena, não estava fazendo aquilo para alcançar um objetivo, não era para gerar nenhum resultado.
6. O uso da expressão nu natural não é correto, pois o corpo humano em nossa concepção (socialmente) nunca é apresentado totalmente nu, o nu para nós não é nada natural. Quando uma pessoa nasce, logo em seguida ela já é envolta em panos, pois em nome de valores (sexuais, amorosos, estéticos) somos ensinados a ocultar nossa nudez. Quando se desnuda, isso também parte de um valor, pois acontece o contrário aos valores já estabelecidos ou então se propõe outros valores.
7. A lenda do Tarzan como todos sabem, retrata quem são os