Gramatica
O conceito tradicional de meio ambiente sempre foi considerado muito simples como tudo aquilo que nos cerca, incluindo água, ar e solo. No entanto, deve-se observar também, toda a atmosfera, o clima, o subsolo, as águas costeiras superficiais, subterrâneas, interiores, e toda a paisagem que se divide
* Flora - representada por todas as plantas; * Fauna - representada por todos os animais conceito moderno, é um conjunto de elementos relacionados, com fluxo dinâmico e contínuo de processos naturais, históricos, culturais, sociais, políticos e econômicos que ocorrem através de uma rede de relações que dependem entre si.
Como vimos anteriormente, o meio ambiente está em todo o lugar. Basicamente, ele pode ser dividido em dois tipos: ambiente natural e ambiente construído. ambiente natural é constituído dos recursos naturais tais como a água, a fauna, a flora e os diversos recursos minerais existentes na crosta terrestre. A principal característica deste ambiente está nos recursos que ainda não foram explorados pelo homem.
O ambiente construído é o ambiente urbano, formado pelas cidades, com os seus aglomerados de bairros, ruas, prédios, indústrias, escolas e parques. É resultante da ação do homem quando este utiliza os recursos disponíveis na natureza.
Cidades: parasitas do ambiente natural
Segundo ODUM (1985), as cidades funcionam como parasitas do meio ambiente natural, pois produzem pouco ou nenhum alimento; poluem o ar e reciclam pouca ou nenhuma água e materiais inorgânicos.
Para BOYDEN (1981), as cidades são espécies de animais gigantescos, imóveis que consomem oxigênio em excesso, combustíveis, água, alimentos, e excretam despejos orgânicos e gases poluentes para a atmosfera. Não sobreviveriam por mais de um dia sem os recursos naturais. No entanto, é nas cidades, nestes ambientes construídos pelo homem, que a maioria da população vive.
Recursos naturais renováveis - São recursos que se renovam