Grafologia
É cada vez maior o número de empresas no Brasil que usam a Grafologia como aliada nos processos seletivos. Mas o que é grafologia? Seria ligada a astrologia, misticismo ou métodos alternativos?
Não. A grafologia é uma ciência que possibilita o estudo da personalidade por meio da escrita. Desde a antiguidade, o homem já relacionava a escrita à personalidade. O filósofo grego Aristóteles registrou que “a escrita é um símbolo da fala, e esta é um símbolo da experiência mental”. A grafologia passou a ser tratada como ciência a partir do século XIX e atualmente é intensamente utilizada nos Estados Unidos e Europa.
Por meio do estudo da letra é possível identificar características sobre a personalidade do avaliado tais como habilidade de relacionamento interpessoal, dinamismo, maturidade emocional, liderança, comunicação, dentre outras.
Uma das empresas que já utiliza há vários anos a grafologia em seus processos seletivos é a Dasein Executive Search. “Utilizamos uma bateria de instrumentos e testes para identificar o perfil dos profissionais que participam de nossos processos e os resultados da análise grafológica são muito positivos”, relata Roberta Rodrigues, Gerente da Dasein.
Mas será que este processo é confiável?
Sim. Quando escrevemos os movimentos que fazemos são inconscientes. Atualmente quando vários testes estão disponíveis na internet, é muito importante termos acesso a uma ferramenta que possibilite detectarmos a essência de cada profissional, sem a possibilidade de dissimulação. Além disso, a grafologia opera segundo princípios, métodos e leis universais.
A grafologia é hoje desenvolvida e estudada nas grandes universidades do mundo e seu método projetivo de conhecimento da personalidade humana é reconhecido e aplicado pelos governos, pelas grandes empresas e instituições voltadas a uma visualização mais ampla e segura sobre o Ser Humano.
É importante ressaltar que a grafologia só pode ser aplicada